Preparação para cuidar de uma Criança com Autismo e TDH - O que é? Sintomas.
12:37
Olá, pessoal!
Uma das minhas kids possui Autismo com TDH, isso é um assunto completamente extenso, afinal existem vários fatores e tipos de desenvolvimento dessa especialidade.
Desde o momento em que eu me interessei na minha host family, procurei me aprofundar mais em assuntos do tipo. Eu tive uma breve experiência com uma criança autista, porém, como eu havia dito, existem vários tipos de crianças e avanços do Autismo.
Você sabe o que o Autismo?
" O TEA (Manual de Saúde Mental – DSM-5) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de deficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Na adolescência podem desenvolver ansiedade e depressão.
Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente “normal”, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. " - autismo.institutopensi.org.br
Então, como é dito a cima, existem vários graus de Autismo, uns mais acentuados que outros.
Quando nós falamos de uma criança autista, nós muitas vezes imaginamos uma criança praticamente muda, num canto e introvertida. Mas isso não é uma regra, na verdade a maioria não é assim.
Sintomas:
"Os sinais do autismo podem ser observados pelos pais entre os 2 e 3 anos de idade, pois a criança autista tem características muito específicas e pode apresentar alguns comportamentos 'estranhos' que chamam atenção.
Os primeiros sinais de autismo podem ser observado em bebês que apresentam os seguintes sinais:
- Até 9 meses: Não se aconselham ao colo da mãe ou do pai e não olha nos olhos, não sorri, não emite sons que possam chamar a atenção dos adutos;
- Com 1 ano: Não olham quando são chamados pelo nome e
- Após os 2 anos: Não usam mais de 2 palavras que não sejam repetição.
Para saber se a criança tem autismo ela deve apresentar os seguintes sinais e sintomas, de forma frequente a partir dos 2 anos de idade:
- Não olhar nos olhos ou evitar não olhar nos olhos mesmo quando alguém fala com ela, estando bem próximo;
- Risos e gargalhadas inadequadas ou fora de hora, como durante um velório ou uma cerimônia de casamento ou batizado, por exemplo;
- Não gostar de carinho ou afeto e por isso não se deixa abraçar ou beijar;
- Dificuldade em relacionar-se com outras crianças e por isso prefere ficar sozinho do que brincar com elas;
- Repetir sempre as mesmas coisas, brincar sempre com os mesmos brinquedos.
- A criança sabe falar, mas prefere não falar nada e mantém-se calada por horas, mesmo quando fazem perguntas para ela;
- A criança refere-se a si mesma com a palavra: você
- Repete a pergunta que lhe foi feita várias vezes seguidas sem se importar se está chateando os outros;
- Mantém sempre a mesma expressão no rosto e não entende gestos e expressões faciais dos outros;
- Não atender quando é chamado pelo nome, como se não estivesse ouvindo nada, apesar de não ser surdo e de não ter nenhum comprometimento auditivo;
- Olhar com o canto do olho quando sente-se desconfortável;
- Quando fala a comnunicação é monótona e com tom pedante.
- Dificuldade a se adaptar a uma nova rotina ficando agitado, podendo se autoagredir ou agredir os outros;
- Ficar passando a mão em objetos ou ter fixação por água;
- Ficar extremamente agitado quando está em público ou em ambientes barulhentos."
- tuasaude.com
Como eu disse, esse assunto é mais complexo e cheio de camadas do que imaginamos.
Quando soube que a minha kid tinha autismo, eu imaginava ele uma criança inquieta, que não atendia chamados pelo nome ou não se comunicava, mas quando fiz um skype com ele, eu me impressionei.
Quando minha host chama ele, ele atende e vai até ela, quando ela fala que está conversando e quer silêncio, ele obedece, ele conversa... Se ninguém tivesse me dito que ele é autista, eu nunca saberia.
A minha breve experiência com uma criança Autista foi com uma menina de 2 anos, quase 3. Ela não falava absolutamente nenhuma palavra, só emitia o mesmo som, que era "tcha".
Quando eu chamava ela pelo nome, ela não atendia, mas quando eu olhava para ela e chamava, ela compreendia que era com ela e compreendia gestos também, diferente do meu kid que atende a chamados pelo nome dele e conversa, apesar dele ter 6 anos.
O assunto é longo, o próximo tópico será como agir diante a crises de um autista e diferenciar de birras.
Por enquanto, isso é tudo teórico, mas quando eu tiver tido a prática, vamos ver como será.
0 comentários